Gestão moderna de Recursos Humanos.

Fábio Luiz Ceregatto - fabio@ceregatto.adm.br


A diversidade, a integração cultural, a gestão do conhecimento, a capacitação profissional, o desenvolvimento de competências necessárias à organização, a identificação e desenvolvimento de futuros líderes, a geração de motivação e comprometimento são algumas das responsabilidades que o RH moderno deve incorporar no espírito das organizações afinal, é ele quem vai administrar a diversidade racial e cultural, fazer a inclusão de terceiros e ser o responsável principal pelos programas de responsabilidade social e desenvolvimento comportamental sempre estimulando e desafiando as pessoas na maximização de seus desempenhos contribuindo para que as organizações superem os resultados desejados.

Não resta dúvida, o maior desafio para o gestor de Recursos Humanos está em conhecer profundamente o negócio e a estrutura organizacional da empresa de forma que suas ações possam caminhar no sentido de gerar as mudanças necessárias à promoção do crescimento e valorização do negócio.

O gestor de Recursos Humanos vive em um ambiente no qual ele necessita catalisar e fomentar a construção de desejos, a criatividade, os conflitos, a motivação, o comprometimento e a paixão sempre mantendo o foco no respeito à dignidade individual e no crescimento e fortalecimento dos valores da organização.

Neste sentido, uma das maneiras de efetivar os trabalhos na gestão em Recursos Humanos é transferir para cada um a sua responsabilidade em criar mudanças, identificar e desenvolver líderes, direcionar o negócio para o cliente, maximizar serviços e fortalecer os valores culturais da organização e para isso o RH deve tomar parte da estratégia de negócio, ele deve atuar efetivamente na definição daquilo que realmente é importante e agrega valor à organização motivando e desafiando as pessoas a reinventarem seus papéis e definitivamente, fazerem a diferença.

Desta maneira o RH moderno irá efetivamente contribuir para a contenção de custos, sendo cada vez mais parceiro do negócio e gerador de resultados excepcionais.


Fábio Luiz Ceregatto: Administrador de Empresa. Pós graduado pela faculdade de psicologia da PUC Campinas em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações, DBA Oracle. 15 anos atuando como gestor de Recursos Humanos em multinacional de grande porte. Especialista em desenvolvimento organizacional, avaliações comportamentais, diagnóstico de clima e comprometimento organizacional, coaching e sistemas de informação para gestão de Recursos Humanos.